FAQ - Perguntas Frequentes



Perguntas mais frequentes e respectivas respostas referentes a projetos, ações e serviços municipais. Nesse espaço, é possível encontrar todas as perguntas e respostas cadastradas no Portal.


Respostas

1. Como faço para obter o telefone de uma Secretaria da Prefeitura?
Os telefones e endereços dos órgãos da Prefeitura, bem como dos serviços municipais estão disponíveis para consulta on-line acessando a opção no menu Prefeitura > Secretarias, ou pelo menu ao lado direito Acesso à Informação, e clicando na opção Estrutura Administrativa
Voltar para o topo

2. Como saber dos processos seletivos para trabalhar na Prefeitura?
Os editais dos concursos públicos e contratações temporárias da Prefeitura, indicando vagas e procedimentos para inscrição, estão disponíveis para consulta na opção em Acesso à Informação > Concursos e Processos Seletivos. Menu ao lado esquerdo do site, ou na busca do site.
Voltar para o topo

3. Como saber o andamento de um processo aberto na Prefeitura?
Quando o processo é aberto, o cidadão recebe o número do protocolo. De posse desse número, é possível consultar o andamento do processo, acessando a opção em nosso site, se for através da nossa ouvidoria, acesse-o através da opção Ouvidoria Online e informe seu protocolo, se for um processo aberto no eSIC ou SIC presencial, acesse a opção eSIC em nosso site e informe seu login e senha, para acompanhar o processo de sua solicitação também através do protocolo.
Voltar para o topo

4. Onde consulto o Diário Oficial do município?
Os atos oficiais do Município estão disponíveis para consulta, acessando a opção no menu Acesso à Informação ao lado direito, ou, acessando a opção Transparência no topo do site.
Voltar para o topo

5. Onde obtenho informações sobre os serviços ofertados pela Prefeitura?
Essas informações estão disponíveis em nosso sistema de busca informando à descrição do serviço, também estão disponíveis no menu de Acesso à Informação, e em todo Menu Principal no topo do nosso site.
Voltar para o topo

6. Como obter documentos relativos a IPTU, ITBI, BCI, Relação de Isentos e Relação de Imune
É possível obter on-line os documentos acessando a opção no Menu Principal > Portal do Contribuinte
Voltar para o topo

7. Como encontro o Nota Fiscal Eletrônica no site?
Acessando a opção do Menu Principal > Cidadão > Portal do Contribuinte > Nota Fiscal Eletrônica
Voltar para o topo

8. Como faço para saber informações sobre a Fila de Pagamento?
Acessando a opção no menu Acesso a Informação ao lado e esquerdo do site, clicando na opção Cronologia de Pagamentos.
Voltar para o topo

9. Como obter informações sobre Receita e Despesas da Prefeitura?
O Portal da Transparência, mantido pela Prefeitura, reúne informações em tempo real sobre receitas e despesas da administração municipal, incluindo relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, despesas com o pagamento de credores e de servidores e recursos repassados pelo Governo Federal. Acesse a opção do Menu Principal > Transparência
Voltar para o topo

10. Quero enviar uma mensagem para o(a) Prefeito(a) como faço?
É possível enviar uma mensagem para o Prefeito usando nosso sistema de Ouvidoria Online ou acessando a opção Secretarias dentro da opção do Menu Principal > Prefeitura e utilizando o email referente ao Prefeito(a)
Voltar para o topo

11. Quero fazer uma denúncia a respeito da conduta de um Agente Público ou da Administração Pública. Como proceder?
A denúncia deve ser feita à Ouvidoria Municipal, órgão de defesa do cidadão dentro da Prefeitura. Você poderá acessar através do nosso site pela opção no Menu Principal > Cidadão > Ouvidoria, ou acessando através do Menu ao lado esquerdo do site Acesso a Informação > Ouvidoria Online, selecionando e fazendo preenchimento das informações corretamente. Também poderá fazer esse procedimento indo até a Prefeitura lá você terá uma ouvidoria física onde poderá fazer a sua denúncia.
Voltar para o topo

12. Quero reclamar sobre o serviço de Limpeza Pública. Como faço?
A reclamação deve ser feita à Ouvidoria Municipal, órgão de defesa do cidadão dentro da Prefeitura. Você poderá acessar através do nosso site pela opção no Menu Principal > Cidadão > Ouvidoria, ou acessando através do Menu ao lado esquerdo do site Acesso a Informação > Ouvidoria Online, selecionando e fazendo preenchimento das informações corretamente. Também poderá fazer esse procedimento indo até a Prefeitura lá você terá uma ouvidoria física onde poderá fazer a sua reclamação.
Voltar para o topo

13. Sou fornecedor e quero participar das Licitações da Prefeitura. Como faço?
Todas as compras e contratações da Prefeitura que exigem licitação são realizadas por comissões. Para obter informações e baixar editais, acesse o nosso Portal e clique na opção do Menu Principal > Transparência > Licitações, ou através do menu Acesso à Informação ao lado esquerdo da página > Licitações.
Voltar para o topo

14. Vou promover evento que necessita de Interdição de Via Pública. Como proceder?
É preciso autorização prévia da Prefeitura para a interdição de via pública visando à realização de eventos.
Voltar para o topo

15. teste
teste
Voltar para o topo

FAQ - Perguntas Frequentes
Permite que você cidadão tire todas as suas dúvidas referentes a transparência municipal.
  FAQ